quarta-feira, 16 de julho de 2008

Povos Pigmeus “Os pequenos homens da terra”

Algo que sempre me vem a mente é saber que em nosso mundo existem tantos tipos de pessoas, brancos, negros, orientais etc... porém existe um povo que já esta bem esquecido mas que ainda existe em algumas partes do mundo! São eles os Pigmeus!
Conheço uma moça chamada Vanilda que é missionária lá na África! ela tem a missão de evangelizar e levar esperança pra esse povo Pigmeu!

Realmente é um trabalho que muitos de nós talvez não tivéssemos coragem de fazer. Ela porem faz isso de todo coração sem querer nada em troca!
Quando você ver o trabalho dela bem de perto, acho que irá rever todos os seus conceitos de humanidade. Vamos acordar e olhar para o lado e ver os gritos de socorro do nosso próximo! Eles estão clamando por ajuda! e nós estamos indiferentes olhando apenas para nosso próprio umbigo.

Conheça mais sobre o povo Pigmeu.

ETNOLOGIA E HISTÓRIA

Um povo em extinção vivendo no coração da África. É o que se está consumindo, há décadas, contra os pigmeus, um dos povos mais antigos da África.

Pigmeus é uma expressão genérica, usada pela sociedade externa para identificar os pequenos homens que habitam a Floresta Equatorial Africana. Formam um grupo culturalmente definido, porém, a falta de informações mais precisas tem levado muitos a atribuir o título ‘pigmeu’ a vários outros grupos que sofrem de um distúrbio genético que os impedem de crescer. A palavra ‘pigmeu’ é de origem grega e significa ‘três côvados’, ou seja, 1,35m, referindo-se à altura dos mesmos.

A confusão de informações se dá, principalmente, por causa das generalizações. Muitos estudam ou têm contado com um destes grupos e divulgam informações se referindo aos Pigmeus de forma geral.

A partir da criação, em 1925, do Parque Nacional Virunga (na atual Repúplica democrática do Congo), teve início o processo de afastamento dos pigmeus de suas terras natais e de seus meios de subsistência (caça e coleta de de frutas). Esse processo prosseguiu por décadas. Em 1970, os pigmeus foram expulsos do Parque Nacional de Kahuzi-Biega (R.D.Congo), e em seguida, de Bwindi e Magahinga (Uganda).


O pigmeus expulsos de seus territórios tornaram-se completamente dependentes de outras populações e são obrigados a mendigar para sobreviver. Muitos deles, tornaram-se vítimas de álcool, e outros se suicidam.

Os pigmeus são considerados seres inferiores a outras populações, e são continuamente marginalizados da vida social. Vivem em condições primitivas, em cabanas de bambu cobertas por folhas de banana, sem cuidados médicos nem educação, tentando sobreviver fabricando cestos, vasos vendidos a preços irrisórios, R$ 1,00 ou menos. Seu território é isolado do resto do país, e não são capazes de cultivar a terra. Não possuem carteira de identidade(RG), e por isso não tem direito à assistência médica. Não existem funcionários estatais, nem um escritório do governo encarregado de se ocupar de sua sorte. (Somente para interesses de exploração para turismo).Os pigmeus também foram vítimas de violência em Ruanda, 1994. Estima-se de que 30% da população pigméia foram mortas.
Se você se importa com essa causa e quer ajudar de alguma forma acesse o site da missionária! é um trabalho sério que tem por objetivo alcançar o povo Pigmeu!

Mais informações no site da missionária: http://www.missõesvanilda.com/
Até +

Um comentário:

caroline disse...

Bacana!